Reino Unido e Pseudociência

Neste programa ouvimos o testemunho de 4 portugueses que fazem investigação no Reino Unido (José Silva, Yael Costa, Renata Gomes e José Sandoval) e falamos com David Marçal sobre Pseudociência.



Renata Gomes na Victoria Station, a falar com a RUC.


Para ouvir mais 2 testemunhos de investigadores portugueses no Reino Unido, relembre as entrevistas a Tiago Brandão Rodrigues e Rodrigo Luiz dos Santos em:
http://www.mixcloud.com/marianarpa/entrevista-tiago-brand%C3%A3o-rodrigues/
http://www.mixcloud.com/marianarpa/entrevista-rodrigo-luiz-dos-santos/

Cambrige, Lindau e Legionella

Neste programa voamos para entrevistas feitas em Cambridge (com José Silva) e Lindau (com Joana Côrte-Real), no verão. Temos também uma entrevista sobre o surto actual de Legionella, com o especialista António Veríssimo. 

Além do Minuto Nobel, com Brian Kobilka, hoje estreámos duas rubricas do programa:
"Caixa de Petri" - as últimas novidades da investigação da UC, assinada por Marta Costa
"Cosmos, asas e falsificações – a ciência nas palavras os poetas” - uma rubrica com a colaboração da Bonifrates e parceria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Em breve iremos partilhar o vídeo da entrevista a Joana Côrte-Real, gravado na Lindau Meeting 2014.

Comunicação Científica


No primeiro programa falámos sobre a razão de estarmos aqui: a necessidade de comunicar ciência. Contámos com a presença de António Piedade, bioquímico,comunicador de ciência e escritor, e Sara Varela Amaral, estudante de doutoramento em Comunicação de Ciência do Centro de Neurociências e Biologia Celular. 













No #minutonobel ouvimos as declarações de Rolf Zinkernagel, Nobel da Medicina de 1996 e Kurt Wutrich, Nobel da Química de 2002, gravadas na Lindau Nobel Laureate Meeting 2014. 
Rolf Zinkernagel: "Claro, porque acreditar é não saber. Por isso muito claramente acho que temos que melhorar a nossa comunicação científica e a educação geral." 
Kurt Wutrich: "Bem, infelizmente as igrejas, por exemplo, têm muito mais dinheiro disponível para virar as pessoas na direção errada do que a comunidade científica para clarificar as coisas, e nunca vamos conseguir acompanhar."